
- TÍTULO: ELE VEM (INCENDEIA, SENHOR, A TUA IGREJA)
- LETRA: JUDSON OLIVEIRA
- MELODIA: SAMUEL BARBOSA
- TRADUÇÃO/ADAPTAÇÃO: -x-
LETRA ORIGINAL:
(forma como consta da maioria das fontes de pesquisas)
O tempo de cantar chegou
O tempo de dançar chegou
O tempo de cantar chegou
O tempo de dançar chegou
E Ele vem, e Ele vem saltando pelos montes
E Ele vem, e Ele vem saltando pelos montes
E os Seus cabelos, os Seus cabelos são brancos como a neve
E os Seus cabelos, os Seus cabelos são brancos como a neve
E nos Seus olhos, e nos Seus olhos há fogo
Incendeia Senhor a Tua noiva
Incendeia Senhor a Tua igreja
Incendeia Senhor a Tua casa
Vem me incendiar
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ANÁLISE:
SOBRE A LETRA:
Questão gramatical (Língua Portuguesa):
- Antes de qualquer consideração, vale lembrar para todos os efeitos que, ainda que se trate de música ou poesia, em que pese a liberdade poética, ainda assim, a gramática precisa ser observada.
- A pontua
ção é sofrível. Não sabemos se o autor a compôs dessa forma, ou se os sites que a publicam é que cometeram os erros. Quase nenhuma frase possui pontuação ou ligação gramatical de um verso a outro.
- Caso fosse correto teologicamente “Incendeia Senhor a Tua noiva” requereria vírgulas para separar a pessoa do Senhor, como segue: “Incendeia, Senhor, a Tua noiva” (Tua igreja, Tua casa... e assim por diante).
- “Vem me incendiar” – O autor preferiu a próclise, obviamente para facilitar a métrica. Essa colocação pronominal é tendência do português brasileiro, não afetando a qualidade do todo, pelo contrário, primou pela eufonia.
Questão doutrinária (Teologia):
- Situação idêntica à da gramática: Em que pese a liberdade poética, ainda assim, as questões doutrinárias não podem, jamais ser suplantadas por causa dos interesses poéticos. Artes são negociáveis, ajustáveis, adaptáveis. Princípios e doutrinas, jamais!
- Qual é o manual para as práticas cristãs, o Antigo ou o Novo Testamento?
- Pois bem, Mateus 3:11-12 nos ensina algo muito sério a respeito de qual grupo de pessoas tem o fogo como símbolo de tratamento da parte de Deus. Diz o texto: "Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo". Agora observem como o próprio João Batista explica para quem vai cada tipo de batismo e cada tipo de elemento de comparação: "Ele traz a pá em sua mão e limpará sua eira, juntando seu trigo no celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga".
- O Novo Testamento deveria ser a regra de fé e conduta das igrejas, no entanto, não lemos qualquer texto neotestamentário que apoie a aplicação do elemento FOGO para cristãos verdadeiros. No Novo Testamento, fogo é para CONDENAÇÃO. Fogo é para a PALHA. Fogo é ato PUNITIVO de Deus. Fogo é DESTRUIÇÃO. Sim, fogo é destruição não apenas para os incrédulos (palha na linguagem de João Batista), mas para a própria natureza, quando até mesmo os elementos serão destruídos através do fogo, senão, vejamos: "Pela mesma palavra os céus e a terra que agora existem estão reservados para o fogo, guardados para o dia do juízo e para a destruição dos ímpios [...] Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada [...] Naquele dia os céus serão desfeitos pelo fogo, e os elementos se derreterão pelo calor." (IIPe.2:7-12-NVI). É isso que o Novo Testamento tem a dizer sobre fogo. Agora... com qual opinião vamos ficar? Com a nossa? Com a dos outros? Ou com a opinião do Novo Testamento?
- Mt.13:39: “O inimigo que o semeou é o Diabo. A colheita é o fim do mundo. Os ceifadores são os Anjos. Da mesma forma que se junta o joio e se queima no fogo, assim será o fim do mundo, o Filho do Homem enviará os seus Anjos e eles apanharão do seu Reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade e os lançarão na fornalha ardente. Ali haverá choro e ranger de dentes.”
- Mt.13:49: “Assim será no fim do mundo: virão os Anjos e separarão os maus dentre os justos e os lançarão na fornalha ardente. Ali haverá choro e ranger de dentes.”
- Mt.25:41: "Voltar-se-á em seguida para os da sua esquerda e lhes dirá: ´ Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos.”
- Ap.8:2ss: "Saraiva e fogo, misturados com sangue, foram lançados à terra; e queimou-se uma terça parte da terra, uma terça parte das árvores e toda erva verde [...] Caiu então no mar como que grande montanha, ardendo em fogo, e transformou-se em sangue uma terça parte do mar, morreu uma terça parte das criaturas que estavam no mar e pereceu uma terça parte dos navios..."
Isaías 66:22-24 é uma passagem importante sobre isto. Ela diz que logo que Deus fizer os novos céus e a nova terra, os crentes “E sairão, e verão os cadáveres dos homens que prevaricaram contra mim [Deus]; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e serão um horror a toda a carne”. Claramente isto deve ser um castigo eterno, de outra forma o fogo se apagaria e os vermes morreriam.
Certamente, as imagens de vermes e fogo não devem ser tomadas literalmente. Elas são expressões figuradas usadas para transmitir uma verdade literal (isto é, castigo eterno, como já vimos). Além do mais, quando um exército vitorioso queria mostrar desprezo, eles deixavam os corpos de seus oponentes no campo de batalha, o que era considerado uma desgraça. Portanto, com estas referências aos vermes e fogo, “o profeta usou a imagem do presente mundo para descrever a ordem futuro. Porque expor os cadáveres para serem comidos por vermes ou queimados era uma desgraça. Aqui estava a desgraça final” (Peterson, p. 32). (http://www.monergismo.com/textos/inferno/castigo_perman.htm).
- Em suma: Como alguém já disse, eu não chamaria letras anti-bíblicas, mas o que vejo aos montes são músicas de entretenimento passando-se por músicas de adoração... Isso é muito comum no meio evangélico. Creio que seria prudente separar as coisas; o que é Adoração, de um lado, e o que é Entretenimento, de outro.
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SOBRE A MÚSICA:As variações de fá maior, com do maior e si bemol, ocasionalmente decaindo em sol menor, são bastante simplórias, tendo como ênfase as fortes batidas de violão e guitarra e realçadas no ritmo crescente, quase que em tom de protesto, pela bateria. Sob o ponto de vista psicológico esse perfil melódico explica o motivo pelo qual a música parece ser “bonitinha” e atrai a “galera”, porque afeta primariamente o corpo, elemento básico para emplacar uma música nos conceitos populares. O outro elemento seria a execução da melodia por algum grupo de forte influência popular, o que faz com que a repetição de tal música seja quase que obrigatória nos demais círculos, cujas lideranças parecem não conseguir sobreviver sem “pegar a onda” da vez.
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SOBRE OS AUTORES:
Samuel Barbosa foi calouro de grande destaque no programa Raul Gil na mesma época em que também alcançavam a notoriedade o cantor Robson Monteiro e a cantora “mirim” Jamily. Nesta época foi convidado para as gravações do cd de calouros, do clipe da Record de final de ano e do especial de natal da emissora. Agora trabalhando com exclusividade para o Reino de Deus, Samuca tem sido uma das peças fundamentais para o crescimento do Ministério Filhos do Homem. Seu primeiro trabalho solo, lançado em 2003, traz ritmos diferentes do estilo do FdH (Filhos do Homem). Segue por uma linha mais soul e funkeada, mas mantém as letras de adoração, visando intimidade com o Espírito Santo e santidade perante Deus. Entre suas referências internacionais temos Kirk Franklin, Fred Hammond, Morning Star (que participou do Som da Chuva 4) e entre os nacionais, Ludmila Ferber, David Quinlan, Nívea Soares, Diante do Trono, entre outros. Membro da Comunidade Cristã Vida Para Todos os Povos
FONTE / CONTRIBUIÇÃO:
- http://www.supergospel.com.br/analises/analise.php?review=159